top of page

A Panaceia da Vitamina D ☀️


Que a vitamina D é importante para diversas funções no nosso organismo todo mundo já sabe. Mas será que todo mundo precisa suplementar?

O problema é que hoje vivemos a tendência de protocolar e simplificar tudo. Na medicina 2 + 2 nem sempre são 4.

Digo isso pois vejo com muita frequência pacientes que acreditam fortemente na necessidade de manter valores numéricos de vitamina D elevados pois em algum momento isso lhe foi falado. “a vitamina D tem que tá próximo de 100, não é doutor?” Já disse e repito: NÃO DEVEMOS TRATAR NÚMERO E SIM A FUNÇÃO❗️

Ao olhar o valor da vitamina D isoladamente estamos deixando de diagnosticar a real carência. Sempre que estiver diante de um valor de vitamina D que você julgue baixo, dê uma olhada no seu paratormônio (PTH), na sua calcitonina, no cálcio e no fósforo. Se estes estão normais, o valor “baixo” de vitamina D não necessariamente condiz com necessidade de suplementação. E sabe o que é pior? Tem muito profissional de saúde diagnosticando deficiência de vitamina D sem sequer solicitar esses outros marcadores.

O que ocorre é que a vitamina D dosada no sangue é a forma inativa (25 OH Vitamina D) sendo que a forma ativa é originada após a conversão da 25 OH Vitamina D em 1,25 (OH)2 Vitamina D. Sendo assim, caso todos os outros parâmetros citados acima estejam dentro da normalidade, essa “baixa” de vitamina D nada mais é do que reflexo de uma maior conversão de 25 (OH) Vitamina D em 1,25 (OH)2 Vitamina D, o que é normal e está longe de refletir carência!

Meu objetivo com esse post é alertar para um problema que nós médicos que atuamos na medicina preventiva sempre criticamos, que é a polifarmácia (utilização de muitos medicamentos). O problema é que isso tem acontecido até mesmo com nós, onde hoje observo um grande exagero na prescrição de manipulados, o que não deixa de configurar uma polifarmácia.

Vale lembrar que existem casos expecíficos onde doses elevadas de vitamina D possuem sua aplicabilidade.

Seu organismo é perfeitamente complexo em sua totalidade. Se der demais, algo será inibido. Assim como tudo na vida, foquemos no equilíbrio.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page