top of page

O papel dos Neurotransmissores.

Conhece alguém irritado, ansioso, depressivo, desmotivado? Parece que hoje em dia todo mundo tem algum transtorno do humor, não é?

Sabe o que é pior, geralmente essas pessoas se “escoram” nessas condições para justificar suas falhas ou erros, principalmente quando o que está em jogo é seu próprio bem estar.

E quer saber mais? Não podemos julgá-los, pois na realidade o problema pode estar ligado aos neurotransmissores. É isso mesmo! Vai além de suas vontades.

Talvez após ler esse post você comece a entender melhor algumas pessoas ou até mesmo se entender melhor.

Então quer dizer que eu posso ser esse cara ansioso por excesso de consumo de algum alimento? SIM!

Então quer dizer que a minha falta de motivação, baixa libido e dificuldade para manter rotina para fazer alguma atividade podem estar ligadas a carências nutricionais? SIM!


▪️DOPAMINA

Conhecida por sua relação com o prazer/recompensa.


▪️SEROTONINA

representa um papel importante na inibição da ira, agressão, humor, sono e apetite.


▪️ADRENALINA e NORADRENALINA

possuem função de manter o corpo alerta para situações de fortes emoções ou estresse como luta, fuga, excitação e medo.


Dopamina, adrenalina e noradrenalina são produzidas a partir do aminoácido TIROSINA. Olha ai o nutriente na jogada. Já a Serotonina do TRIPTOFANO. Para “montarmos” neurotransmissores dependemos de uma nutrição adequada.




Com o crescimento da indústria alimentícia vivemos uma verdadeira ausência de nutrientes nos produtos comercializados e ainda com a presença de substâncias extremamente excitatórias do sistema nervoso central. Estou falando de uma coisa que você provavelmente consome todos os dias. Vá agora no seu armário e leia os ingredientes dos seus “alimentos”. Aposto que em algum deles terá o famoso Glutamato Monossódico. Pode ter certeza, você não gosta de determinado alimento, gosta mesmo é do glutamato, pois o mesmo é viciante! Ele é responsável pelo desencadeamento de doenças como Alzheimer, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), Parkinson, demência e por ai vai.

O que mais você precisa ler, ouvir ou ver para entender que seu alimento tem que vir da terra, da natureza. Ah, já sei, está esperando adoecer para remediar!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page