top of page

Pré e Pós treino...

Muito se discute sobre as estratégias nutricionais no pré e pós-treino. Pensando nisso, eu queria dar algumas dicas práticas e valiosas para te ajudar a atingir seu objetivo.

.

Em primeiro lugar você precisa saber qual é esse objetivo! Vejo vários pacientes que chegam no meu consultório buscando hipertrofia quando a necessidade primária é perder gordura corporal, e vice versa.

.

Para quem busca emagrecimento, uma boa ideia é, por exemplo, a utilização de TCM (triglicerídeos de cadeia média) no pré treino, visando geração de energia sem elevar sua insulina (que estimula a síntese de gordura e inibe a lipólise). Além disso, essa estratégia induz a utilização de gorduras estocadas, preservando o glicogênio muscular durante o exercício.

.

Os TCM também são excelentes alternativas para os que visam performance e hipertrofia, por proporcionarem energia e termogênese sem gerar acúmulo.

.

Para aqueles que buscam aumento de massa muscular, uma estratégia interessante é priorizar carboidratos de baixo índice glicêmico no pré treino, devido sua liberação prolongada e gradual de energia. Dependendo do tempo e intensidade do exercício, doses adicionais intra treino podem ser necessárias. Já no pós treino, a melhor combinação é feita com carbos simples e fontes proteicas de rápida absorção (whey ou veggie protein). Repor os estoques de glicogênio é fundamental no processo de síntese muscular, tanto como o aporte de aminoácidos, especialmente a leucina.

.

Espero que as dicas possam ajudar a compreender um pouco sobre alguns dos mecanismos que podemos utilizar para alcançar determinadas metas, sempre respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo e suas necessidades.

.

Ah, e nem adianta me perguntar sobre doses, horários e outras particularidades. Não busque respostas prontas. Aprecie a caminhada e adquira o máximo de conhecimento possível. Busque a orientação de um profissional sério. Cada indivíduo é único e nunca se pode confiar em receitas de bolo...

.


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page